Skip to main content

Estruturamos a primeira transação envolvendo créditos de carbono e energia renovável no Brasil.

PIONEIRISMO
Nosso pioneirismo se comprova em fatos concretos. Em abril de 2002 foi anunciada a transação que pode ser considerada o primeiro negócio envolvendo créditos de carbono e energia renovável no Brasil (Fonte: Poluição alheia dá lucro, Gazeta Mercantil, 15 de abril de 2002). A EQAO, Ecoinvest na época, prestou assessoria financeira à Usina Piratini, uma produtora independente de energia que gera eletricidade com a queima de resíduos de madeira na cidade de Piratini (RS). Naquele ano, a usina vendeu todos os créditos de carbono gerados por sua atividade para o governo canadense. No setor sucroalcooleiro, assessoramos algumas usinas pioneiras do interior de São Paulo a adequarem suas atividades ao Protocolo de Quioto. A Usina da Pedra, a Açucareira Zillo Lorenzetti, a Termoelétrica Santa Adélia, entre outras, utilizam a queima do bagaço de cana para a geração de eletricidade para a rede.

LIDERANÇA

O gráfico abaixo mostra que a EQAO lidera a assessoria a projetos brasileiros de MDL. O número e a abrangência de metodologias utilizadas comprova a competência da nossa equipe técnica na orientação para enquadramento dos projetos às normas do Protocolo de Quioto e Mercados Voluntários. Já aprovamos várias metodologias de redução de emissões de GEE e seguimos desenvolvendo outras.

(Gráfico: Projetos MDL brasileiros registrados até 12/09/2022)

A EQAO está envolvida na emissão da maior parte de créditos de carbono no setor de energia renovável no Brasil. Neste setor, energias da biomassa e de fontes hídricas representam mais de 95% dos créditos emitidos. Importante lembrar que não apenas assessoramos os projetos até seu registro, mas também os acompanhamos em fases posteriores, isto é, na verificação, emissão e comercialização dos créditos.

(Gráfico: PoAs (Programa de Atividades) MDL brasileiros registrados até 12/09/2022)

Rede empresas de energia elétrica

CONEXÃO À REDE DE SISTEMAS ISOLADOS DA CELTINS E DA CEMAT: Interligação à rede de sistemas elétricos isolados, com Metodologia desenvolvida pela Ecopart especialmente para o Projeto e aprovada pelo Conselho Executivo do MDL em maio de 2005.

Pesqueiro Energia

Primeira hidroelétrica brasileira a ser registrada pelo CDM[CS1].

Precious woods energia Itacoatiara

Primeiro projeto brasileiro a ser registrada pelo Gold Standard.